Para fomentar a internacionalização de microempreendedores e pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras do segmento de TI, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-PR) firmou um acordo de cooperação com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a rede Enterprise Europe Network (EEN). A intenção é facilitar a exportação de produtos e serviços de TI para a Europa.
A Enterprise Europe Network é um programa da União Europeia, criado em 2008, com o objetivo de apoiar a internacionalização de empresas em mais de 60 países. No Brasil, a EEN é gerenciada pelo Ibict, unidade de pesquisa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com o apoio de outros parceiros do consórcio. A Assespro-PR e a EEN já tinham estabelecido uma parceira em 2016 para promover o engajamento de empresas brasileiras em atividades de cooperação internacional. A partir de agora, a parceria entra em um novo estágio, com a inauguração de novos procedimentos e ferramentas para networking de modo on-line.
A EEN possui uma plataforma voltada para parcerias entre as empresas dos países-membros, com chamadas para oportunidades de negócios. Além disso, promove rodadas de negócios internacionais voltadas para inovação. A Assespro-PR vai apoiar a avaliação e a promoção de empresas brasileiras nesses processos.
Segundo o Ibict, a atuação da Assespro-PR será decisiva para mobilizar as empresas de TI, do Paraná e de todo o Brasil, a se integrarem à rede EEN. A plataforma on-line vai viabilizar a conexão entre as empresas e as oportunidades de negócios, enquanto a Assespro-PR ajudará a validar os perfis das empresas brasileiras que são publicados dentro da rede e a fazer essa promoção, tornando ainda mais eficaz o processo de internacionalização. As empresas interessadas podem aproveitar, ainda, o “balcão de oportunidades”, realizado periodicamente pela rede EEN, em que são feitas ofertas e demandas de negócios. Há transferência de tecnologia e triangulação com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), e agências de inovação de outros países.
Fonte: TIinside