Aplicativos para espionar WhatsApp, como spywares, extensões de navegador e softwares para PC, podem pôr em risco os dados pessoais tanto da vítima quanto do stalker. Com promessas exageradas, como “espionar o WhatsApp à distância só com o número grátis”, os programas alegam hackear as conversas do mensageiro. Contudo, esse tipo de software abusa de permissões e acessos de privacidade para coletar dados de quem o utiliza, além de vir acompanhados de malwares e adwares e não entregar o que promete, já que o WhatsApp é protegido com criptografia.
Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com cinco riscos do uso de apps para espionar o WhatsApp. A seguir, entenda por que não é recomendado usar essas plataformas.
Como detectar app espião no Android? Descubra no Fórum do TechTudo.
1. Spyware pode ser um malware disfarçado
Os aplicativos espiões podem ser encontrados em diferentes formatos com a suposta premissa de hackear serviços à distância. No entanto, é preciso ter cuidado, já que elas podem representar riscos para o computador ou smartphone tanto de quem espiona, quanto de quem é espionado.
Em pesquisa conduzida pela empresa de segurança ESET, constatou-se que esses softwares não funcionam, já que são incapazes de burlar a criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp. As plataformas, no entanto, podem ser utilizadas por criminosos para o disparo de adwares, que são malwares de publicidade que podem financiar o cibercrime.
Além disso, como alguns spywares exigem a instalação de softwares para “funcionar”, é possível que o usuário que espiona esteja, na verdade, baixando programas infectados com códigos maliciosos. Isso, por sua vez, pode deixar o computador ou celular vulnerável a ataques mais graves.
Comentário de Letícia Avelar Machado
Os chamados “apps espiões” são aplicativos desenvolvidos com a
função de monitorar a atividade de terceiros em aplicativos de comunicação, principalmente o WhatsApp.
Esses aplicativos, flagrantemente violadores do direito à privacidade, das leis de proteção de dados, e da política de privacidade do próprio Google, estranhamente, são encontrados facilmente para download na loja da empresa, a Play Store, prometendo possibilitar a clonagem de contas e o acesso a conversas de terceiros.
No entanto, todas essas promessas ambiciosas, muito provavelmente, não passam de invenções, visto que esses aplicativos não são capazes de quebrar a criptografia de ponta a ponta usada pelo WhatsApp, que mantém as conversas codificadas até que cheguem a seu destino.
Assim, entende-se que a real intenção das aplicações não é de acessar dados de terceiros desavisados, mas sim o uso de malwares para obter informações dos usuários que, acreditando nas promessas de acesso às conversas de outrem, instalam os espiões em seus próprios aparelhos.
Fonte: TechTudo
Link: https://glo.bo/3B6zeNg